top of page
Foto do escritorBruna Fonseca

Vamos falar sobre a Educação Corporativa na agilidade?

A educação corporativa é a razão pela qual todas as boas práticas funcionam dentro de uma organização. Isso é: rodar o Scrum como é devido, com boas práticas, bem como com cerimônias, times, papéis, estimativa de esforço, priorização, estórias do usuário, entre outras.

Mas, tudo isso que acabei de listar só é possível quando o time e todas as outras pessoas dentro de uma companhia, estão com o Mindset transformado.



Ou seja, para que haja uma transformação ágil é preciso que se transforme também a mentalidade, do tradicional para o jeito ágil de fazer gestão.


A Educação Corporativa na agilidade


Eu costumo dizer que tentar aplicar a agilidade sem se atentar ao processo de educação corporativa é o mesmo que lavar a escada de baixo para cima.

Outra analogia que cabe igualmente é a de enxugar gelo, já que enquanto a base está sendo trabalhada do jeito ágil, o topo ainda está com a mentalidade de pedir relatórios, semáforo de andamento e outras coisas que não tem nada a ver com a agilidade e inviabiliza o processo ágil.

Com isso, quero dizer que a transformação ágil deve acontecer em todos os níveis, da mesma forma que a educação corporativa.

Isso é: no momento em que surge uma determinada urgência a única forma possível de entender se cabe ou não atender, é tendo uma educação corporativa em todos os níveis da companhia.

A importância da Educação Corporativa e Consultoria


Quando se trata de gerenciamento ágil, a educação corporativa é indispensável. Não apenas os analistas, PO e Scrum Master, devem ser treinados, mas todos os colaboradores precisam passar pelo treinamento.

“Recentemente fui contratada pela Moke, uma Agência de Marketing, para ministrar o treinamento de Agile Marketing para mais de 30 colaboradores, desde o jovem-aprendiz até os donos da agência. Esse é o jeito ideal de fazer esse tipo de transformação, pois assim todos passam a caminhar no mesmo ritmo e a falar a mesma língua.

O que quero dizer é que do CEO (Chief Executive Officer), passando pelo BO (Business Owner) e PO (Product Owner) até o time de desenvolvimento, todos precisam passar pela transformação de Mindset. Essa é a única forma de fazer a coisa do jeito certo, sem que tudo se torne uma bagunça maior ainda.

Em outras palavras, essa é a melhor forma de evitar situações embaraçosas, como, por exemplo, o cliente pedir um ALHO, projetar-se um GALHO e ao final entregar-lhe um BARALHO. Deu para entender a analogia?

O grande problema, que percebo com frequência, é que, geralmente, ao contratar a Educação Corporativa, através de um Treinamento In Company e/ou Consultoria, muitas empresas fazem essa contratação apenas para um setor, quando na verdade deveriam contratar para todos os setores, e desta forma não costuma funcionar bem.


Conclusão: Educação Corporativa e Consultoria


Para fazer a transformação ágil de qualquer empresa é preciso uma mudança geral de Mindset.

A Agência Moke, captou essa visão e agora tem muito mais chance de fazer sua empresa crescer em conjunto e de forma definitiva. Investir em educação corporativa é preciso para quem almeja grandes resultados.


Quer entender mais sobre Educação Corporativa, e Consultoria? Fale comigo por aqui mesmo.


Faça como a Agência MOKE, Editora Moderna, Consultoria FOKA e COMGÁS, e venha construir resultados para você e sua empresa através da realização de Treinamentos In Company com abordagens em Product Discovery e Agilidade, com foco em SCRUM.

Nesse treinamento, você viverá uma experiência de aprendizagem poderosíssima, capaz de aumentar a produtividade do seu time e melhorar o nível de confiança entre os membros, além de aprender a inovar e ter novos insights, construindo resultados melhores para sua empresa de forma geral. Saiba mais aqui!


Para finalizar, deixo uma sugestão de leitura, um artigo publicado por mim, no site MATEADA.



Bye.


64 visualizações

コメント


  • Instagram Bruna Fonseca
  • Linkedin Bruna Fonseca
  • YouTube
bottom of page