O ponto central do SCRUM é a criação do Product Backlog, é nele que o projeto começa. Por isso, hoje vamos entender tudo sobre o Product Backlog.
Tudo sobre o Product Backlog
E para começar a entender o Product Backlog, vamos primeiro entender o que ele é.
Product Backlog: lista de funcionalidades desejadas de um produto.
No Product Backlog deve constar todos os requisitos esperados no projeto, e todos devem estar descritos de forma detalhada.
No modelo tradicional de gestão de projetos é preciso fechar o escopo para poder começar a executar. Essa é uma ideia totalmente diferente da ideia do Scrum. Pois no Scrum, entende-se que o início do projeto não é o momento ideal para definir o escopo; isso porque no início dos trabalhos não se conhece o suficiente do projeto.
Então, no Scrum, no início do projeto, o Product Backlog não necessita estar com todos os requisitos completos.
Funciona basicamente assim: o projeto avança, e à medida que ele avança o Product Backlog cresce e muda.
Tudo sobre o Product Backlog: Estruturando um
As estórias são utilizadas para estruturar o Product Backlog. Nas estórias estão a descrição detalhada dos requisitos de cada solicitação a ser implementada.
É durante o Sprint Planning, o PO prioriza os itens do Product Backlog repassa para o Time. Depois de receber a definição dos itens o Time precisa determinar quais itens será capaz de completar durante a Sprint que está por começar.
Os itens definidos pelo Time são transferidos do Product Backlog para o Sprint Backlog, e a partir dai acontece a quebra de cada item do Product Backlog em uma ou mais tarefas do Sprint Backlog.
Ainda falando tudo sobre o Product Backlog, podemos falar sobre o Backlog Deep.
Backlog Deep
Deep é um acrônimo para: Detalhado, Estimado, Emergente e Priorizado, sendo essas as características que o Product Owner deve buscar sempre em seu Backlog.
Detalhado: Quer dizer que o Backlog deve ter os detalhes suficientes para garantir clareza em sua execução;
Emergente: Quer dizer que o Backlog evolui conforme o Product Owner vai aprendendo sobre o produto e o mercado vai dando o Feedback;
Estimado: Quer dizer que todo item, quando chega a um nível de detalhamento suficiente deve ter uma estimativa de esforço;
Priorizado: Quer dizer sobre a ordem em que os elementos estão dispostos no Backlog. Os itens mais importantes no topo.
E aí, gostou de saber mais sobre tudo sobre o Product Backlog, Estórias e Backlog Deep?
Para saber mais sobre esse e outros temas da Gestão Ágil de Projetos, me siga nas redes sociais e continue acompanhando os conteúdos aqui do site.
Instagram: @brunafonseca.pro
LinkedIn: Bruna Fonseca
Comments