No texto de hoje, pretendo apresentar uma ferramenta incrivelmente útil para todos que têm uma ideia e querem fazê-la crescer.
O Lean Canvas é um conjunto de técnicas que você pode usar para tornar seus projetos digitais, híbridos ou físicos.
O que é o Lean Canvas?
Ao falar com meus alunos, costumo dizer que o Lean Canvas é perfeito porque oferece técnicas simples de pensamento criativo.
Essa função é excelente para iniciar o discovery de novos produtos e serviços e permitir novas ideias.
Para começar, vamos começar com o termo "Lean", que já indica um pensamento enxuto e mostra que o Framework oferece praticidade.
Na minha opinião, Lean tem três princípios que você deve compreender antes de continuar lendo
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3 pilares da filosofia Lean:
Eliminar desperdício;
Entregar valor para o usuário;
Processo de melhoria contínua.
Como executar o Lean Canvas?
Após aprender sobre a filosofia Lean, você deve conhecer o Lean Canvas, um framework de nove etapas. Ele o ajudará a desenvolver um pensamento intuitivo e racional a partir do conceito original.
Além disso, para que uma nova ideia se transforme em um negócio, ela começa com um problema, e uma solução rápida.
Vou dar um exemplo que acontece com frequência:
Considere o seguinte caso: um passageiro tem seu voo cancelado no saguão do aeroporto e fica horas sem uma solução eficaz.
Aqui temos uma dor bastante clara, certo?
Depois de diagnosticar o problema, o próximo passo precisa ser compreender quem sente essa dor e como solucioná-la.
A seguir, você passará por cada seção de acordo com o Lean Canvas de maneira extremamente racional, fácil e ágil.
Vamos dar uma explicação detalhada aqui para que você possa entender como esse framework pode ajudá-lo a usar sua criatividade.
Oh! Antes disso, é importante destacar que o Lean Canvas é uma ferramenta perfeita para iniciar ideias. Isso mostra como as ferramentas como Design Thinking, Lean Inception e User Experience diferem e são mais úteis para projetos que estão em fase de desenvolvimento e conclusão.
Colocando o Lean Canvas em prática
Vamos usar o mesmo exemplo anterior para preencher os blocos e desenvolver um produto que resolva o problema.
Oferecendo uma proposta de valor e ainda se estruture como um negócio.
Ah!, não esqueça de preencher os blocos com "post-its". Seu Lean Canvas deverá ficar mais ou menos assim:
Bom, vamos lá?
Bloco 1 – Problema
Vamos considerar o problema dos voos cancelados e a dificuldade de obter informações dos passageiros quando isso ocorre nos aeroportos.
Ótimo, já temos um problema!
Podemos criar uma solução agora? CALMA, vamos em frente:
Bloco 2 – Segmento de Cliente
O segmento de cliente não deve de maneira alguma ser confundido com público-alvo ou persona.
Aqui falamos de agrupamento de perfis de usuários. Neste caso estamos falando dos passageiros.
Bloco 3 – Proposta de valor
O que resolve o problema mostrado no bloco 1?
Podemos pensar em soluções como fornecer informações concretas, diminuir o tempo de espera e oferecer conforto aos passageiros.
Bloco 4 – Solução
Neste bloco devemos pensar na síntese da informação e de forma conceitual expor a dor do usuário em forma de solução.
Podemos considerar o seguinte conceito de projeto:
"Através de informações práticas e rápidas, diminui o tempo de espera do passageiro quando os voos são cancelados".
Bloco 5 – Canais
Neste bloco devemos pensar em como iremos divulgar o produto. Pode ser pelos canais digitais ou impressos, pagos e gratuitos.
Nesse caso podemos pensar em comunicação dentro do aplicativo da própria companhia aérea, nas redes sociais e totens dos aeroportos. E por que não, até nos alto-falantes?
É muito importante estar nos espaços onde o seu público está.
Bloco 6 - Receita
Chegou o momento de estabelecer a forma de monetizar a ideia.
Aqui não estamos falando o quanto investir, mas sim em quais ações serão usadas para rentabilizar o projeto.
No nosso exemplo podemos pensar em monetizar via licitação, cobrança da companhia aérea ou quem sabe até um percentual do passageiro.
Bloco 7 – Estrutura de custo
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Nesta parte pensamos em quais itens oferecem custos / investimentos para que o projeto aconteça. Como, por exemplo, desenvolvimento tecnológico de um aplicativo, gestão ágil de projeto, Dev. Team, marketing digital, etc...
Aqui entram os custos fixos e variáveis.
Bloco 8 – Métricas Chave
As métricas chave vão mostrar quais medidas são capazes de mensurar se a minha ideia é viável ou não.
O número de usuários que consultam voos cancelados ou atrasados, bem como a satisfação dos clientes com os aplicativos, podem ser métricas significativas para o projeto.
Está e a parte, portanto, que monitoramos o desempenho do projeto.
Bloco 9 – Vantagem Competitiva
Vantagem diferencial / desleal / injusta, (cada empresa ou projeto utiliza um dos nomes) - este é o ponto que eu mais gosto!
E sabe por que eu adoro pensar nesta parte? Porque a resposta aqui é a criação de uma ideia que faça o seu produto sair na frente da sua concorrência.
Por exemplo, ao lançar um novo produto, você deve estabelecer uma vantagem competitiva que não seja alcançada pela concorrência. Chega a ser uma vantagem desleal mesmo, não acha?
Com esse exemplo, damos ao passageiro que teve seu voo cancelado uma vantagem competitiva, pois pode solicitar o reembolso e recebê-lo em sua conta via PIX em tempo real.
Ousado? Prejuízo?
Considerou o custo anual que as companhias aéreas enfrentam por causa de clientes descontentes com cancelamentos de voos? Isso inclui custos judiciais, reputação da marca e processos.
Isso significa que um usuário tem o direito de reembolsar um passageiro cujo voo foi cancelado. A Agência Nacional de Aviação Civil, ou ANAC, regula isso.
Como você pode ver, o Lean Canvas é uma estrutura simples e eficaz que permite o uso de pensamento lógico e criativo para criar ideias e soluções que possam resolver problemas na vida real com produtos ou serviços digitais, híbridos ou físicos.
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Até terça que vem =)
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