Você já ouviu falar na sprint dos sonhos? Não?
Mas, você sabe como fazer a sprint perfeita, certo? Também não? Então este conteúdo é para você. Hoje te darei 3 dicas para fazer a melhor sprint . Provavelmente você chegou aqui após pesquisou a palavra-chave ‘como fazer a melhor sprint’ ou porque o título chamou sua atenção durante a divulgação do conteúdo. Isso mostra que você se preocupa com o seu trabalho e quer fazê-lo da melhor maneira possível. Parabéns! Isso é admirável. Neste conteúdo eu vou sim, te dizer como deve ser a sprint perfeita e o que fazer para chegar até ela, além de também relembrar com você o que é sprint. Porém, antes de continuar a falar sobre a sprint, quero te convidar a se aperfeiçoar muito além dela, com o SCRUM TRAINING. Um treinamento que trabalha todas as etapas da Scrum, e certamente vai te ajudar a ser um profissional excepcional em todos os processos, resultando na sprint dos sonhos.
Sprint dos sonhos: um verdadeiro presente
Hoje, 19 de maio, é o meu aniversário. Um viva para mim. Uhuuu! E se eu pudesse pedir um presente pro papai do céu, pediria a sprint perfeita. Afinal, assim como você, eu também sei o valor das coisas, e uma sprint sem nenhum tipo de problema é o sonho de todos nós agilista, não é mesmo?! E por falar na sprint dos sonhos, sabe como é chamada o objetivo de alcançar a Sprint dos Sonhos no Scrum? Nirvana. Isso porque é quase uma utopia. Mas, calma que eu disse quase. Existe um caminho para chegar até ela e aqui nesse artigo, nós vamos ver qual é.
Mas, antes de te falar ‘como fazer a melhor sprint’, preciso relembrar com você o que é sprint.
● O que é Sprint: ciclo de 2, 3 ou 4 semanas que inicia com um pacote priorizado de funcionalidades, visando a entrega desses incrementos do produto ao final do ciclo, gerando o máximo de valor do ponto de vista do usuário final. Agora sim. Bora continuar!
A Sprint Perfeita: como seria?
Logicamente, para saber como fazer a melhor sprint, você precisa saber como ela seria. Bom, a melhor sprint deve ter:
Estórias do usuário detalhadas, priorizadas e requisitadas;
Critérios de aceite determinados e atendidos;
Os critérios de DOR seguidos;
Além de:
Ser estimada pelo time e estar dentro da capacidade dele;
Não ter impedimentos;
Não ter user story intruder;
Ter todas as dúvidas removidas nas dailys.
Ela também deve contar com um time:
Que na review faça 100% das entregas com qualidade, inclusive com valor agregado para o ponto de vista do usuário final e sem atrasos.
E as dicas de como fazer a melhor sprint não param por aqui. Ao chegar na retrospectiva, a melhor sprint se consolida quando o time tem muito mais motivos para comemorar do que para rever e mesmo assim se mantém focado em se aperfeiçoar ainda mais para a próxima sprint. Agora sim, temos a descrição da sprint perfeita.E, com essa descrição, você entendeu porque a sprint perfeita é quase uma utopia, né? É porque é o tipo de coisa que se tenta muito conseguir, mas…
Como fazer a melhor Sprint
A melhor sprint é para nós (Product owner, agilistas, integrantes de time ágil e desenvolvedores), o pote de ouro no fim do arco-íris. Nós vamos atrás dela sempre, mas nem sempre conseguimos alcançar, embora seja possível. Mas mesmo assim, nós trabalhamos duro e com dedicação, seguindo todas as etapas e processos para que toda sprint saia melhor que a anterior e nos leve a perfeição, mesmo que por algum motivo não alcancemos. Então, como fazer a melhor sprint?
Tenho 3 dicas para você:
Participar do SCRUM TRAINING: um treinamento que trabalha todas as etapas da Scrum de modo completo e didático, e certamente vai te ajudar a ser um profissional excepcional em todos esses os processos;
Maratonar todo conteúdo relacionado ao assunto que anexei aqui (é só clicar nas palavras em destaques);
Buscar sempre fazer com que as coisas saiam como devem, identificando falhas e achando formas de solucionar e também aprimorar o que já está bom.
Resumindo, para fazer a melhor sprint é preciso seguir o pensamento de que tudo sempre pode melhorar, mesmo aquilo que já está bom. E aí, você já conseguiu a sprint perfeita? Conta para mim aqui.
Comments