top of page
Foto do escritorBruna Fonseca

Sou PROFESSORA e é claro que...

Ser professora é uma das experiências mais desafiadoras, recompensadoras e, muitas vezes, incompreendidas. Quando as pessoas ouvem que sou professora, elas logo pensam "mas você trabalha com o que?".


A verdade é que ser professora envolve muitas nuances, detalhes e sentimentos que às vezes só quem está dentro da sala de aula consegue entender. Então, para deixar mais claro o que realmente significa ser professora, aqui vão algumas das coisas que me definem como tal.


Não é só dar aula!


1. Sou Professora e é claro que... trabalho depois do expediente

Se tem uma coisa que quem não é professor não entende, é que o trabalho nunca acaba quando a aula termina. Quando a aula acaba e os alunos vão embora, o trabalho está longe de acabar.


Ainda tenho material para subir em sistema, trabalho para corrigir, dúvidas pontuais e mensagens dos alunos para responder e lançar notas. A aula pode acabar às 22h30, mas na minha cabeça a rotina continua até bem tarde da noite.


Além das atividades que já citei, também fico pensando em como posso melhorar e atualizar as próximas aulas, em maneiras de engajar mais os alunos e, claro, resolvendo questões mais burocráticas também.


2. Sou Professora e é claro que... me preocupo com meus alunos

Não adianta. A gente diz que vai “desligar”, mas a verdade é que os alunos continuam na nossa cabeça. Às vezes me pego pensando: “Será que aquele aluno conseguiu entender o conteúdo que passei?”, ou “Será que fulano está bem, ele parecia tão quieto hoje?”.


Ensinar não é só passar o conteúdo. Nós, professores, acabamos nos envolvendo de forma mais profunda com os aluno, torcendo pelo sucesso deles e querendo ajudar em todos os aspectos. Seja em questões emocionais, sociais ou acadêmicas, estamos sempre prontos a apoiar – mesmo que fora da sala de aula.


3. Sou Professora e é claro que... cada aula é uma surpresa

É engraçado pensar nisso, mas ser professora significa que nunca sei exatamente como vai ser o minha aula. Não tem jeito, cada aula é diferente, cada turma tem uma dinâmica própria e, vamos ser sinceros, cada aluno também é único. Isso faz com que cada aula seja imprevisível.


Uma vez, lembro que me preparei por dias para uma aula que era super dinâmica, cheguei super empolgada e... tive que replanejar tudo para conseguir engajar a turma. Também já tive experiência de me sentir exausta, mas a turma vem com uma energia tão boa que acaba me recarregando. Essa montanha-russa de emoções faz parte da rotina e, embora tenha seus desafios, é o que deixa a profissão ainda mais emocionante.


4. Sou professora e é claro que... ensino, mas também aprendo

Muita gente pensa que, como professora, meu papel é só ensinar, mas a verdade é que aprendo tanto quanto meus alunos. Todos as aulas, seja pela curiosidade dos alunos, pelas suas perguntas inesperadas ou pela forma única com que cada um contribui em sala, eu aprendo algo novo.


Eles me ensinam a ver as coisas por diferentes ângulos, me mostram como a geração deles está pensando e vivendo. Isso me mantém atualizada e, de certa forma, mais conectada com o mundo. Essa troca constante me ajuda a evoluir como pessoa e profissional.


5. Sou Professora e é claro que... preciso ser criativa

Se tem algo que desenvolvi ao longo dos anos como professora foi a criatividade. Para capturar a atenção dos alunos, engajar a turma e ainda fazer o conteúdo ser absorvido de maneira eficaz, precisamos pensar fora da caixa. Isso envolve tudo: desde a criação de atividades mais interativas até adaptar a explicação de um tema de várias formas diferentes.


Às vezes, o que funciona para uma turma pode não funcionar para outra, então é preciso ajustar e criar novas estratégias de ensino constantemente. Se uma técnica não dá certo, a gente vai lá e tenta outra. É um processo contínuo de tentativa e erro, onde a criatividade é nossa principal aliada.


6. Sou Professora e é claro que... Amo o que faço!

No fim de cada aula, com todos os desafios, trabalho extra e preocupações, eu AMO ser professora. Não tem nada mais gratificante do que ver um aluno entendendo um conceito complicado, entregando bons trabalhos ou, mais importante, se desenvolvendo como pessoa e profissional. São essas pequenas vitórias que fazem tudo valer a pena.


Ser professora é uma profissão que requer paciência, dedicação e paixão. É claro que há dias difíceis, como em qualquer outra profissão, mas a recompensa é incomparável. Saber que, de alguma forma, estou contribuindo para o futuro dos meus alunos, é o que me motiva a seguir em frente, todos os dias.


Então, quando digo que Sou Professora, isso significa muito mais do que simplesmente estar na sala de aula. Envolve dedicação, criatividade, aprendizado contínuo e, acima de tudo, muito AMOR pelo que faço. É claro que os desafios são muitos, mas as recompensas – tanto profissionais quanto pessoais – superam tudo. Afinal, ver o impacto que podemos causar na vida dos alunos não tem preço.


E é com esse AMOR e DEDICAÇÃO que vou levar todo meu conhecimento em Produtos Digitais para o D², uma imersão presencial e 2 dias, do Discovery ao Delivery com mais de 20 horas de conteúdo e muita mão na massa.


🚨O DIA é MEU! Mas quem vai ganhar presente são vocês, meus leitores!!!

📢 SOMENTE HOJE!!!!!! D² com 20% OFF + 1 hora de mentoria on-line em grupo comigo (a mentoria em grupo ocorrerá dia 22/10 às 19h)


D² [do Discovery ao Delivery] 📅 NESTE FINAL DE SEMANA (SÁBADO 19 E DOMINGO 20) 📍 Local: PRESENCIAL em São Paulo, SP

🚨ÚLTIMAS VAGAS!


👉 CLIQUE AQUI E APROVEITE!

3 visualizações

Comments


  • Instagram Bruna Fonseca
  • Linkedin Bruna Fonseca
  • YouTube
bottom of page