Chegamos ao quarto e último artigo da nossa série sobre Priorização. E nesse último artigo vamos falar de Priorização: Importância X Valor. Mas, antes, vamos recapitular um pouco sobre outros três tipos de Priorização.
Priorização;
Priorização GUT;
Priorização MoSCoW.
Priorização: Importância X Valor
A Priorização é a grande responsável pelo Backlog não se tornar uma lista infinita de pensamentos aleatórios. E a PRIORIZAÇÃO DO BACKLOG precisa acontecer para favorecer, estrategicamente, o desenvolvimento do Time e a entrega de valor do produto. O fato é: o Backlog precisa ser estruturado estrategicamente e é a Priorização que faz isso.
O Backlog pode se tornar um problema com facilidade, já que a lista pode se desordenar durante o desenvolvimento, o que dificulta a revisão e a organização. E esse risco de desordenação é o que torna tão importante a Priorização.
Para ler mais sobre Priorização, clique aqui.
A Priorização GUT
A Priorização GUT é uma ferramenta que foca no projeto e quer dizer: Gravidade x Urgência x Tendência.
A Matriz GUT é conhecida como matriz de prioridade e pode ser definida como a ferramenta que auxilia na priorização de resolução de problemas. Sendo essa uma ferramenta fundamental para orientar o Time nas tomadas de decisões complexas (vários problemas ao mesmo tempo). Ela é muito fácil de ser utilizada, simples de entender e, inclusive, pode ser utilizada em qualquer tipo de organização e em todas as situações que demandam priorização e/ou organização.
Isso porque ela possibilita a perspectiva de tudo o que está acontecendo no desenvolvimento (o que precisa ser feito (primeiro) e quando fazer). No entanto, é preciso lembrar que seu uso depende das particularidades de cada problema.
Para ler mais sobre essa Priorização, clique aqui.
Priorização MoSCoW
A Priorização MoSCoW é uma técnica que auxilia no desenvolvimento de software e gerenciamentos de projetos.
De forma sintetizada podemos dizer que a Priorização MoSCoW é utilizada para definir a prioridade e também a importância das tarefas que compõem o projeto. Essa técnica de Priorização foi criada nos anos 90 para auxiliar no método DSDM - Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas Dinâmicos. Por isso, se quisermos dizer que essa técnica tem origem no framework ou em apoio ao ágil, está correto.
A utilização da Priorização MoSCoW permite que todos os membros do Time estejam em concordância com relação a ordem de importância. E faz com que a entrega do produto atenda as expectativas. Ela também faz com que todo o trabalho seja realizado dentro do Time Box (tempo pré-definido para serem realizadas as atividades do projeto).
Para ler mais sobre essa Priorização, clique aqui.
Agora que já revisamos o conteúdo, vamos ao tema de hoje.
Priorização: Importância X Valor
A fórmula é: Valor + Importância = Ordem de prioridade.
Assim como as demais priorização, a Priorização: Importância X Valor, também é muito simples de ser feita. Nessa Priorização as entregas são pontuadas com relação ao seu valor e sua importância. Ou seja, essa Priorização acontece com base em 2 critérios:
Valor que recebe Pontuação de 1 a 3;
Importância que recebe Pontuação de 1 a 5.
A forma de pontuação de cada um desses critérios é feita com base na votação. De forma que a escala de valor (de 1 a 3) sendo menor que a de importância (1 a 5), vai pontuar a estória com no máximo 3 pontos e a escala de importância vai pontuar com o máximo de 5.
Funciona assim: As Users Stories que compõem a Backlog recebem pontuações de 1 a 5 com base no quanto de importância ela tem. E de 1 a 3 com base no quanto de valor ela entrega. Lembrando que essa pontuação é feita com relação ao usuário final.
Então pega-se a estória com nota de 1 a 5 em importância e soma-se com o valor de entrega que recebeu nota de 1 a 3. E a estória com a maior pontuação é a prioridade e fica no começo da lista.
Como o máximo de pontuação alcançado por uma estória é 8, o número 8 ou o número mais próximo dele fica no topo da lista de priorização (8,7,6,5,4,3,2,1). Essa priorização segue a ordem decrescente.
E aí, deu para entender?
#canvas #MVP #persona #sprint #uxdesign #userinterface #designthinking #plc #pitch #agile #agilidade #SCRUM #kanban #lean #produtosdigitais #backlog #okr #productdiscovery #productowner #scrummaster #userstory #agilista #leaninception #planningpoker #brunafonsecapro