Ao longo de 2022, aqui no blog, nós falamos muito sobre projetos e os motivos pelos quais eles falham tanto dentro das empresas.
Mas, estamos chegando ao final do ano, e eu quero fazer diferente! Ao invés de falar porque os projetos falham, pensei em trazer como tema: como evitar que eles falhem. O que você acha?
Será ótimo, não é mesmo? Até porque se você me acompanha, sabe que um dos principais motivos de tantas falhas é a falta de implementação correta do Scrum.
Assim, nada melhor que falar sobre como implementá-los de maneira correta, não é mesmo?
Vem comigo! Quero compartilhar com você, 5 passos para fazer a implementação do Scrum e conseguir alavancar os resultados dos seus projetos!
5 passos de como implementar o Scrum
Se você já não aguenta mais ver projetos exonerando todo o tempo e recurso da sua empresa, siga estes 5 passos para implementar o Scrum e a agilidade com qualidade.
Vejamos:
1° Diagnosticar o momento da empresa
Esse é o primeiro passo e você certamente precisará contar com a ajuda de alguém para te auxiliar, um especialista, por exemplo.
Afinal, entender o momento da empresa é fundamental para uma implementação bem-sucedida. Porém, demanda bastante estudo e conhecimento sobre a aplicação do framework e do funcionamento do ágil em um time.
Sabendo disso, para te ajudar, deixo como sugestão, um artigo que vai te ajudar a entender melhor sobre o assunto: Tradicional X Ágil.
2° Fazer treinamento corporativo
O segundo passo, não menos importante que o primeiro, é o treinamento da sua equipe para lidar com a implementação do ágil e com o novo modelo de gestão.
Os cases de sucesso são muitos e mostram que, empresas que passam por uma mudança de mindset 360°, enquanto passa pela implementação do ágil, são mais eficientes e se saem melhor no mercado.
Este outro conteúdo vai te ajudar a entender mais sobre isso. Leia! A transformação ágil está acontecendo! Por que realizar Treinamentos Corporativos?
3° Fazer a contratação dos profissionais necessários para que o ágil funcione
Isso é: ter os devidos papéis atuantes no time, de forma que ao final a empresa conte com:
O time de desenvolvimento (ou o time que executará o projeto);
O Product Owner;
O Scrum Master.
4º Aprenda a se comunicar com seu time
Esse é um passo muito importante para qualquer negócio e qualquer modelo de gestão, ainda mais sendo o modelo ágil. Sem falar no tanto que é indispensável para qualquer projeto.
Para você entender melhor a dimensão disso que estou dizendo, quero deixar como dica 2 conteúdos, incríveis, sobre isso:
5º Tenha o acompanhamento de um mentor
É importante que você nunca tente implementar a gestão ágil na sua empresa sozinho. E quando digo isso, não é por ser complexo ou trabalhoso demais. Não é! Se fosse, não seria ágil.
Contudo, ter um acompanhamento de um mentor é fundamental para entender qual metodologia deve ser implementada na sua empresa para funcionar. Pois, não basta escolher um método ou um framework e começar a exigir que todos o sigam.
Pode ser que o ideal para sua empresa seja um framework como o Scrum. Porém, pode ser que não. Quem sabe o modelo ideal para sua empresa seja o método Kanban.
Fato é que entender isso é fundamental para que seus projetos parem de exonerar tempo e recursos.
Quer entender mais sobre o meu trabalho, clique aqui e venha falar comigo. Te espero, para juntos transformarmos a agilidade e os projetos da sua empresa!
Até logo,
Comments