Seguimos aqui com mais um artigo sobre os POs, ou, se preferir, Product Owners. Dessa vez o assunto será: os BOs, ou melhor, os problemas que esse do papel Scrum precisa solucionar no dia a dia.
Lembrando que esse é o último de uma série de 3 artigos, então não deixe de ler os outros dois:
Agora vamos ao assunto:
Os problemas que o Product Owner precisa solucionar
Assim como os desafios enfrentados por esse profissional são diversos, detalhar todos os problemas que o Product Owner soluciona no dia a dia, iria culminar em uma grande lista, por isso vamos falar apenas sobre os principais, okay?
Entre outros problemas enfrentados pelo PO, detalhar as histórias sem ter toda informação necessária é um dos principais; isso sem falar na área de negócios, que muitas vezes trabalha sem definições claras, e faz com que os itens priorizados no dia anterior, tenham que ser repriorizados no dia seguinte, representando retrabalho e perda de tempo.
Esses são dois grandes problemas, mas tem mais. Então, te convido a continuar a leitura e conferir a lista de problemas enfrentados pelos Product Owners, que preparei.
Como eu já disse, são muitos os problemas que esse papel Scrum precisa enfrentar, no entanto, tem um que em minha opinião é o pior de todos, e vou revelar no decorrer do artigo. Então continue a leitura para descobrir.
Lista de problemas que o Product Owner precisa solucionar
Lidar diariamente com urgências e ter que fazer negociação sobre o que tem de fato condição de ser entregue pelo Time e o que não tem de jeito nenhum;
Ansiedade e a pressa. Esses também são problemas com os quais o Product Owner precisa lidar. Isso porque não é incomum que membros do time queiram que tudo seja realizado e entregue na mesma hora, e isso nem sempre é possível. Eu costumo dizer que até o Miojo precisa de tempo para ficar pronto, então, por que uma demanda não precisaria?
Também é um problema fazer com que outros integrantes do time entendam que as estimativas nunca devem ser feitas por hora ou tempo, e sim em esforço, através de pontos. E já que estamos falando de fazer a equipe entender algo, outro problema que o Product Owner precisa enfrentar no dia a dia e com bastante frequência é:
Mostrar para o time que as histórias intruders (não planejadas) podem acontecer e devem ser sempre negociadas, no entanto, não quer dizer que elas são sempre bem-vindas na sprint e que isso possa virar rotina. É comum que, no meio da sprint, uma solicitação de inclusão de função seja feita, sob a alegação/justificativa de que é “só mais um botão". Acontece que nunca é só um botão, gente. Qualquer inserção no projeto durante o desenvolvimento, envolve outros departamentos, outros planejamentos e processos, além da estimativa de esforço, validação, coleta de feedback, entre outros. O pior de todos os problemas que o Product Owner precisa solucionar
Para mim, o pior, ou um dos piores é: chegar na hora de testar a feature e nada funcionar. Isso é terrível! E nos leva a outro perrengue que os POs precisam enfrentar, estou falando do sexto item.
Ter que gastar tempo explicando para os stakeholders porque a ideia não deve ser implementada, ou, porque ela não vai funcionar no projeto levando em consideração se entrega ou não valor do ponto de vista do usuário final. Aff!
Bom, com esses 6 itens, fechamos nossa série. Mas, vinculado a esse tema, tenho outro tipo de conteúdo para sugerir a você antes de dar o assunto como encerrado.
Tem uma live, disponível no meu canal do Youtube, que é sobre os desafios de rodar o Scrum em ambientes corporativos, e ela complementa muito bem essa série de conteúdos. Vale a pena assistir.
Aproveitando, você já conhece o meu canal? Se não conhece, clica nesse link abaixo para ser direcionado para lá. Assim, com um clique apenas você consegue assistir a live e ainda conhecer o canal.
Não esqueça de se inscrever e deixar seu like, tá?!
Até!
Comments