top of page

O Product Owner que lute: USER STORIES NÃO SÃO SAGAS

Esse é um texto com uma pegada mais crítica sobre o papel do Product Owner no Scrum.


A intenção é fazer uma brincadeira, e chamar atenção dos profissionais para ‘quais são as atribuições desse papel Scrum’. Vamos nessa?


O Product Owner e as User Stories


PO, eu sei que é difícil ouvir isso, mas você precisa aprender sobre user story, sim.


Precisa dominá-las tanto na hora de escrever (detalhando), quanto na hora de quebrar. E de uma vez por todas entender que users stories não são sagas e nem são épicos. Ou seja, elas não podem e não devem ser grandes demais e nem insuficientes; devem ser o menor pedaço independente que entregue valor.



E já que falei sobre isso, recomendo que faça a leitura da série de artigos especiais sobre User Story, já postados aqui no blog. Confira alguns, na lista a seguir!


É parte do papel do Product Owner …


1. Em primeiro lugar é parte do papel do Product Owner saber escrever e detalhar as User Stories, que devem ser o acrônimo de INVEST:

  • Independente: Não depender de outras estórias;

  • Negociável: Os detalhes da User Story precisam ser negociáveis, ter a participação dos colaboradores;

  • Valiosa: Deve agregar valor;

  • Estimável: Devem ser pequenas e claras, e, ao mesmo tempo, ter detalhes suficientes;

  • Pequena (Small): Uma estória pequena tem maior probabilidade de entrega. Mas, não pode ser pequena ao ponto de não agregar valor;

  • Testável: Uma User Story deve ser submetida a testes para ser válida.

Saiba mais sobre como as User stories devem ser no artigo O que é uma User Story?



2. O PO também deve: Entender o que é uma Feature e um Épico

  • As Features são funcionalidades do produto que servem como organizadoras entre as User Stories e os ÉPICOS.

  • O Épico é o maior pedaço que agrupa features e estórias de um mesmo contexto.


Diferente das estórias do usuário que devem ser o menor pedaço independente que entregue valor.


Saiba mais sobre esses três no artigo: Entenda a diferença entre ÉPIC, FEATURE e User Story.


3. Além disso, é papel do Product Owner, Entender tudo sobre os critérios de aceite e regras de negócio:


Os Critérios de Aceite e as Regras de Negócio são composições de uma User Stories. Ou seja, para uma User Stories estar completa, ela precisa ser composta por ambos (Critérios de Aceite e Regras de Negócio).


Saiba mais sobre esse assunto, no artigo mais acessado no nosso site, somando mais de 3.250 K de acesso: User Story: Critério de Aceite e Regras de Negócio


E para finalizar esse artigo sobre o papel do Product Owner, vamos falar de DOD e de DOR.


4. O PO precisa conhecer tudo sobre o DOR e o DOD; Embora na atualização do Scrum GUIDE de 2020, o DOR e DOD cairam, os conceitos permanecem e o conceito de DOR no Scrum, a Definition of Ready é, basicamente, ser uma lista onde constam todos os requisitos necessários para que uma história possa ser validada no backlog da Sprint. Ou seja, o DOR compõe a relação do que uma estória precisa ter para começar; e entre outras coisas ela precisa: ter anexos, ser bem detalhada, ter saída de negócio, critérios de aceite, requisitos e acessos (banco de dados, servidor…).


DOD = Definition of Done.

Tradução literal: Definição de pronto.

Conceito do DOD: ajudar o time a listar os itens necessários para que a tarefa seja dada como concluída.


Entenda melhor esses tópicos nos artigos:


Conclusão:


Em resumo, se você quer tornar-se um Product Owner, precisa saber que terá que lutar (e muito) para preparar as Users Stories (escrevendo, detalhando, colocando evidência e priorizando, entre outras funções que não são tão simples).


Como já diz o tema: Quer ser um Product Owner? Então, você que lute, afinal, 'USER STORIES NÃO SÃO SAGAS', nem FEATURES e nem ÉPICOS. Maldade minha te dizer isso assim, né?! Mas, desculpe-me, apenas trago verdades (risos).

Por fim, se você estiver mesmo decidido a se tornar um PO, sugiro a leitura do artigo que postei recentemente sobre o Curso de Product Owner.


E seja muito bem-vindo, querido(a) PO!


Você não precisa se sentir sozinho nessa jornada. SIM, você precisará LUTAR, e muito, mas eu posso estar ao seu lado te ajudando.

Até!


335 visualizações

Opmerkingen


  • Instagram Bruna Fonseca
  • Linkedin Bruna Fonseca
  • YouTube
bottom of page