Me conta uma coisa, você sabe dizer assim de bate pronto o que não pode faltar na malinha de ferramentas de todo bom produteiro?
Humm se você respondeu mapa mental então posso te dar nota 10 e dizer que está no caminho certo para a compreensão do poder do Mapa Mental em produto!
Isso tudo graças a competência que um mapeamento mental pode representar quando estamos no processo de ideação de um novo produto.
E se você quer entender o conceito e a utilidade do mapa mental, bem como aprender a usá-lo de forma super eficiente, arrasta para o lado que eu te conto!
O que é Mapa Mental?
Mapa mental é uma ferramenta pensada e elaborada para auxiliar nos processos de organização e visualização de informações que permite representar ideias, conceitos e relações de forma gráfica.
É também uma forma de estruturar informações de maneira não linear, usando palavras-chave, imagens, símbolos e núcleos para expressar conceitos e relacionamentos.
Os mapas mentais são geralmente criados a partir de um tópico central, que é colocado no centro de uma página em branco.
A partir daí, são adicionadas ramificações com sub-tópicos, ideias, exemplos, argumentos e outras informações relevantes.
Essas ramificações podem se ramificar ainda mais, criando uma estrutura hierárquica de informações.
Eles são uma forma eficaz de resumir e organizar informações, facilitando a memorização e a compreensão de conceitos complexos.
Veja a representação desse Mapa Mental, pois vai te ajudar a entender como funciona um mapa mental na prática:
Um mapa mental é muito útil para as equipes de produto pois a partir da representação visual é possível organizar e tangibilizar o pensamento de forma mais concreta.
Por que usar o Mapa Mental?
Agora que você já ganhou intimidade com o conceito eu quero trazer porque usar um Mapa Mental é tão importante nos processos de discovery de produto.
Vou marcar aqui três motivos pelos quais um Mapa Mental é útil:
Motivo 1 - Para te mostrar a visão da experiência do usuário:
Ao projetar um produto os profissionais muitas vezes podem ficar atentos aos detalhes, tais como a cor de um botão ou ao local onde expor determinada informação.
No entanto o profissional pode acabar se esquecendo em meio a tantos detalhes, de olhar para o todo.
Um Mapa Mental trará uma visão ampla, tal como o propósito do produto e a experiência que ele pretende oferecer ao usuário.
Motivo 2: Para que você possa representar visualmente uma ideia:
Colocar uma ideia em palavras é conceituar, mas desenhar essa mesma ideia vai trazer o conceito para a parte prática, facilitar a visualização, simplificar a comunicação e agilizar os processos de desenvolvimento entre os times.
Motivo 3: Para facilitar os processos do design:
Ideias e desenvolvimento de produtos são flexíveis e podem mudar ao longo do processo, não é mesmo?
E se você precisa mudar, transformar ou adequar o seu produto, saiba que a partir do Mapa Mental as mudanças serão muito mais simples de fazer!
Saiba o melhor momento de usar o Mapa Mental em produto
Você pode utilizar e se beneficiar do poder do Mapa Mental em todas as fases de um produto, mas existem momentos em que a utilização dessa ferramenta pode ser ainda mais eficaz, acompanhe:
Apresentar uma ideia: Você pode utilizar um Mapa Mental para explicar o conceito da sua ideia original, um aspecto ou um detalhe do processo.
Registrar os aspectos da ideia: Com um Mapa Mental em mãos você terá uma espécie de documento que representará o registro de todo as etapas do produto. De tempos em tempos esse documento pode ser revisto e atualizado para conhecimento de todos.
Discutir ideias: Para desenvolvedores de produtos o debate de ideias é algo super importante de acontecer, pois o produto necessita de muitas pessoas envolvidas. No Mapa Mental diversos profissionais podem ser chamadas a participar e a contribuir com o desenvolvimento do produto de forma ágil para a soluções de problemas.
Até aqui você está acompanhando?
Então que tal aprender a criar um Mapa Mental?
Olha, eu posso afirmar com convicção que criar um Mapa Mental é algo bastante simples de fazer.
Isso porque um Mapa Mental funciona com hierarquia e com objetividade, lembrando um modelo de árvore (como mostrei no gráfico acima). O elemento central é a sua raiz e as ramificações podem ser infinitas.
Aqui vou focar no Mapa Mental que irá representar a experiência do usuário do produto.
Esse modelo vai te ajudar a compreender todos os caminhos que o seu usuário percorre, mostrar dificuldades e oferecer soluções.
Veja agora o passo a passo para criar o seu Mapa Mental em produto:
Defina o ponto principal;
Determine as fases;
Faça uma lista das necessidades do usuário;
Contemple todas as ideias e os erros;
Destaque os pontos importantes.
Leia e releia o seu Mapa Mental, tenha ele como bússola para teste, aprimoramento e uso do seu produto!
E então, conseguiu compreender o poder do Mapa Mental em produto?
Conta pra mim se você costuma usar essa ferramenta!
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