top of page
Foto do escritorBruna Fonseca

O PO e as Ferramentas: O que funciona?

Atualizado: 15 de jan. de 2022

Ao entrar no conceito de framework, metodologias e desenvolvimento de produtos digitais, é preciso pensar em ferramentas que funcionem e que possam agilizar o trabalho.


Existem muitas ferramentas que funcionam e como é de se imaginar, também existem ferramentas que não funcionam; saber quais funcionam vai ajudar muito no desenvolvimento do produto/projeto. E é justamente sobre isso que esse artigo vai falar.


PO: o que funciona?


Aqui no blog já falamos sobre a 5W2H: A poderosa ferramenta de planejamento que é utilizada durante o planejamento quando surgem novas ideias, ela possibilita que cada passo do projeto seja feito detalhadamente, favorecendo a análise dos problemas e o desenvolvimento de soluções. Ou seja, a ferramenta 5W2H é uma organizadora de projetos, por ser um plano de ação com etapas bem definidas. Saiba mais sobre ela no link em anexo.


Aqui no blog, você poderá encontrar outros artigos sobre o que funciona dentro de um desenvolvimento de produto/projetos (ferramentas e métodos), por exemplo:

Ainda sobre o que funciona no universo ágil, podemos falar sobre uma ferramenta que eu particularmente amo, que é o Trello. O Trello é um aplicativo de gerenciamento de projeto baseado na web e opera um modelo de negócio Freemium, mas vamos falar sobre ele em um novo artigo mais completo. Hoje vamos falar do Google Docs, isso mesmo, o Google Docs, uma ferramenta que agiliza e muito a vida do PO.


Ah, antes de falar sobre o que funciona no Google Docs, quero te convidar a compartilhar comigo algumas ferramentas que você usa/usou e que funcionam.


E aí, bora me contar o que funciona para você?


Google Docs, o que funciona?


Antes disso, vamos reforçar que uma das atribuições do papel do Product Owner é, antes de mais nada, um criador de estórias; é ele que escreve as estórias do usuários, que por sua vez precisam ser detalhadas, isso significa que ele precisa escrever muito.



Escrever a estória do usuário com todos os detalhes é uma atividade que demanda muito tempo, e a pergunta que todos fazem é: Existe algo que poderia tornar o dia a dia do PO mais ágil, que esteja além de um bom computador e com um bom teclado? Bom, eu respondo.


“Sim. Existe o Google Docs.”


POs, o Google Docs é uma ferramenta que funciona muito, isso porque ele é completo e além de possibilitar a digitação manual, com sugestões de palavras e corretor ortográfico, permite a digitação por voz com um alto nível de precisão das palavras e alta velocidade na digitação, permitindo o comando manual para ajustes no texto como, por exemplo, os ajuste necessários na pontuação. Vale a pena testar.


Para testar essa ferramenta, acesse o Google Docs com a sua conta Google, dentro do documento, vá em ferramentas e selecione a opção digitação por voz.



Além de eficiente, essa é uma ferramenta extremamente simples e prática.

Aliás, Praticidade! Essa é a palavra dentro do universo ágil.


Uma outra coisa que funciona muito é acompanhar o conteúdo aqui do blog, pois tem sempre muitas dicas legais e úteis para o nosso universo, sendo tudo apresentado de forma bem didática para ser fácil de entender e aplicar. Dito isso, não deixem de ler os artigos que sugeri aqui e não se esqueçam de testar a digitação por voz do seu Google Docs.


Até o próximo artigo.

;)


409 visualizações

Comments


  • Instagram Bruna Fonseca
  • Linkedin Bruna Fonseca
  • YouTube
bottom of page