O Product Discovery é um conjunto de atividades que ao serem executadas podem nos auxiliar a responder melhor algumas perguntas, como: ‘onde, quando e se devemos evoluir e o que devemos evoluir em nosso produto?’. O passo a passo para começar o product discovery vai nos auxiliar nesse processo tão necessário.
Atenção: conhecer esse passo a passo para começar o product discovery é essencial, principalmente se você vai fazer os primeiros product discovery.
Antes de mais nada é importante falar que saber o passo a passo vai ajudar na redução de quatro riscos. São eles:
Risco de valor: relacionado a escolha do cliente.
Risco de usabilidade: Compreensão do cliente da solução que está sendo proposta.
Risco de execução: A capacidade de construção do time responsável pela criação da solução.
Risco de viabilidade: A solução vai funcionar para o fim desejado?
O objetivo principal em um bom trabalho a frente do product discovery é: sair das opiniões e obter evidências. E é nesse objetivo que o passo a passo para começar o product discovery irá ajudar a equipe responsável, além, é claro, de ajudar com a identificação das ameaças relacionadas acima.
Mas, o que torna o passo a passo para começar o product discovery tão importante?
A importância do passo a passo para começar o product discovery
Dica: Se você vai fazer os primeiros product discovery, saiba que nem tudo o que é comum no mercado, é o ideal para você e os seus projetos. Isso mesmo.
Não é sempre que a forma mais comum de trabalho está correta. E muitas vezes o que acontece é que as empresas que atuam no mercado, costumam definir um gerente de produto, e esse profissional passa a ser o responsável por definir o lançamento e quais melhorias devem ser feitas.
E embora o mercado costume fazer as coisas dessa forma, nem sempre esse modo de atuação é o melhor para o projeto. Não é sempre que as funcionalidades, os novos módulos e outras questões devem ser baseadas apenas em pesquisas de mercado e nas visões de stakeholders de maior senioridade. Entende? Conhecer o passo a passo para começar o product discovery te mostrará o caminho para decisões e ações mais assertivas.
Atenção! Ao dizer isso, nós não estamos tirando a credibilidade das pesquisas de mercado e das visões de stakeholders de maior senioridade. Estamos apenas trabalhando com informações mais completas, mostrando que essa forma de trabalho representa apenas parte das questões que assolam os envolvidos na definição da estratégia de evolução de um produto.
Dito isso, é hora de entendermos melhor o passo a passo para começar o product discovery, mas antes, quero recomendar a leitura da primeira parte do tema, onde falei sobre os 10 princípios do product discovery. Vai te ajudar a ter uma compreensão maior sobre o product discovery.
Agora sim, vamos ao passo a passo para começar o product discovery.
Passo a passo para começar o product discovery
Tenho certeza que depois de conhecer esse passo a passo e fazer a leitura do texto anterior ‘Os 10 Princípios do Product Dsicovery’, vai ficar mais fácil para você fazer os primeiros product discovery:
Passo a passo:
Tenha um problema: É importante que ao começar você tenha algum tipo de problema em mãos. Os problemas e as dúvidas serão o ponto de partida para que você inicie suas primeiras descobertas. E aí os problemas podem vir de uma sugestão do time, pode ser uma ideia dada por um stakeholder, uma questão apontada pelo cliente, enfim. O que você precisa é ter um problema real em mãos.
O valor é uma das primeiras coisas a se pensar: É preciso questionar desde o princípio do product discovery, o valor de cada modificação que será feito no produto. Isso vai influenciar no valor do produto em relação ao mercado e concorrentes. Considere o que tem valor para o público e se mantenha dentro desse valor do começo ao fim.
Mapeamento e testes: Quando te apontarem o problema, tente conversar com as pessoas, ou a pessoa que fez o apontamento e entender as necessidades, o que seria ideal e até mesmo, tente descobrir se existe alguma sugestão para a solução.
Esses são os 3 passos essenciais para começar o product discovery. Mas, para complementar esse artigo, separei algumas perguntas que vão ajudar você a fazer os primeiros product discovery.
Perguntas:
Esse problema existe para o usuário?
Se sim, como ele é solucionado hoje?
Quem mais tem esse problema?
Estaria disposto a pagar (mais) por isso?
É um problema incômodo o suficiente para buscar uma solução
para ele além das atuais?
As soluções atuais são satisfatórias?
Como ele avalia o resultado para dizer que está como deseja?
Eu sou a Bruna, sou professora, palestrante e agilista. Trabalho a mais de 6 anos com product discovery, tenho um curso que será muito importante para a sua carreira. E se você se interessa sobre o tema SCRUM, também falo sobre isso aqui no site.
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