top of page
Foto do escritorBruna Fonseca

Gestão do Tempo além dos projetos ágeis


Como me divido entre Trabalho, Aulas, Projetos pessoais e Vida pessoal?


Gerenciar o tempo é um dos maiores desafios da vida moderna, ainda mais quando estamos envolvidos em várias áreas simultaneamente. Eu, por exemplo, me divido entre trabalho, aulas, projetos pessoais e minha vida pessoal. E apesar de, às vezes, parecer uma missão impossível, tenho desenvolvido algumas estratégias para manter tentar manter tudo em equilíbrio. Não é fácil, mas com organização e algumas técnicas, tenho conseguido administrar bem meu tempo sem perder a cabeça.


Entendendo o contexto

Vai muito além dos projetos ágeis. Já ouvi muitas vezes que os métodos ágeis são a melhor solução para organizar projetos. E eles realmente ajudam, principalmente quando estamos lidando com o trabalho ou com um projeto pessoal que exige entregas frequentes e revisões constantes. Mas e quando você precisa gerenciar, além do trabalho, outras áreas da sua vida? Aí é onde entra a verdadeira gestão do tempo.


No meu caso, além de aplicar os princípios ágeis nos meus projetos pessoais, preciso integrar outras áreas de forma harmônica. O meu dia é uma mistura de reuniões, estudos, tempo de qualidade comigo mesmo, e ainda tentar manter as amizades e relacionamentos em dia.


No trabalho

Trabalhar de maneira eficiente é essencial para conseguir lidar com tantas responsabilidades. O que eu faço é usar uma técnica chamada time blocking para garantir que as tarefas mais importantes sejam concluídas. Basicamente, separo blocos de tempo no meu dia para focar em atividades específicas, o famoso "Travar a Agenda" para fugir de reuniões e conseguir trabalhar ans demandas e atividades. O segredo é não tentar fazer várias coisas ao mesmo tempo — isso só gera estresse e faz o trabalho render menos.


Por exemplo, de manhã, separo um bloco de duas horas só para tarefas mais complexas e que exigem mais concentração. Isso me ajuda a “desligar” do resto por um tempo e focar 100% naquilo que estou fazendo.


Dica rápida: Evitar distrações como redes sociais ou e-mails durante esse período faz uma diferença absurda na produtividade!


Estudo

Além do trabalho, estou em constante estado de aprendizado e atualização, e isso é uma outra parte que exige uma boa dose de organização. O que mais me ajuda aqui é ter um cronograma de estudos.


Minha dica para conciliar trabalho e estudo:

  • Priorize conteúdos mais urgentes.

  • Utilize técnicas de revisão rápida, canetas marca texto e resumos ajudam muito.

  • Dedique pequenos blocos de tempo diários para os estudos, assim você não se sobrecarrega em um único dia.


Projetos pessoais

Os meus projetos pessoais (no plural, porque são mais de um), é algo que me motiva muito, mas também demanda muita dedicação. Quando você está fazendo algo que ama, é fácil se perder no tempo e gastar mais horas do que deveria. E eu tenho paixão pela ducaçãoe por transmitir conhecimento. Mas é por isso que eu preciso de disciplina para não deixar meus projetos pessoais de educação, como as imersões, treinqamentos, aulas e mentorias ocupar espaço de outras áreas da minha vida.

Eu me imponho limites para não acabar trabalhando nesses projetos até tarde da noite. Uso ferramentas de gestão de tarefas como o Trello e Miro para manter tudo organizado e não perder o fio da meada.


Vida pessoal

Agora, o mais difícil de tudo: equilibrar o trabalho e as responsabilidades com a vida pessoal. A verdade é que, por mais que eu tenha mil tarefas, sei que preciso reservar tempo para cuidar de mim, dos meus amigos, da minha família, e também relaxar um pouco.


Separei aqui três coisas que têm me ajudado muito:

  1. Tempo de qualidade: não é a quantidade de tempo livre, mas o que faço com ele. Separo 1 hora por semana para terum momento meu, faço massagem, é o momento que relaxo, descanso, desconecto do mundo e me conecto comigo mesma.

  2. Praticar atividades físicas: isso me ajuda a aliviar o estresse e me dá mais energia ao longo do dia. Logo cedo são 5 Km para aquecer o dia.

  3. Desconectar quando preciso: às vezes, o melhor jeito de "gestionar" o tempo é saber a hora de parar. Seja desligando as notificações, saindo das redes sociais ou simplesmente ficando offline por um tempo, isso ajuda a recarregar as baterias. E por que não, na praia ou num parque?


O tempo é meu aliado (se eu souber geri-lo bem)

No final das contas, a gestão do tempo é uma questão de equilíbrio. Eu tento sempre lembrar que o mais importante é não me sobrecarregar. A chave está em ser flexível, mas com limites claros. Saber priorizar é essencial, assim como aprender a dizer "não" quando algo vai exigir muito esforço e os benefícios de retorno não forem claros.


E importante lembrar de parar, respirar e aproveitar os pequenos momentos com a família e amigos, também faz parte dessa jornada. Com essas estratégias, tenho organizado meu tempo entre trabalho, aulas, projetos pessoais e vida pessoal. É um trabalho contínuo, mas que vale muito a pena!

6 visualizações

Comments


  • Instagram Bruna Fonseca
  • Linkedin Bruna Fonseca
  • YouTube
bottom of page