Não tem jeito, quando eu falo de um produto digital imediatamente me vem todas as imagens do processo: ideação, imersão, validação e lançamento.
E para toda essa magia acontecer é preciso que a inspiração venha junto com a transpiração.
Mas não se preocupe porque hoje quero trazer um tema que adoro por ser funcional e muito prático no processo de ideação.
Então prepara o print que vou te contar o que é Design Thinking e para que ele serve quando falamos de Produtos Digitais.
Segue a linha!
O que é Design Thinking
Se você trabalha ou deseja entrar para os times de produto certamente já ouviu falar de Design Thinking.
O mais incrível do processo é o Design Thinking é capaz de aprimorar cada vez mais a experiência do usuário.
O Design Thinking também aponta problemas e oferece soluções relacionadas às funcionalidades de um produto.
Atualmente, empresas que olham para o futuro e querem sair na frente utilizam essa ferramenta para otimizar os processos e melhorar as estratégias de caminhos que um produto pode tomar.
E eu quero democratizar esse processo!
O mais legal do Design Thinking é que ele pode ser definido também como um jeito de pensar que aponta soluções práticas para problemas complexos.
Através do Design Thinking é possível:
Conhecer o usuário;
Compreender dores, desejos e comportamentos dele;
Gerar soluções criativas, inovadoras e de alto valor.
Qual é a importância do Design Thinking?
Com a rapidez da informação e da evolução das tecnologias nos tornamos cada vez mais exigentes com relação às nossas necessidades e desejos não é mesmo?
É por isso que os produtos digitais não podem mais ser idealizados apenas visando o lucro, mas precisam urgentemente se humanizar e oferecer experiências, - além de soluções -, que sejam verdadeiramente incríveis para os seus usuários.
Quando um time de produtos utiliza o conceito do Design Thinking ele poderá acessar um tipo de pensamento e chegar a soluções mais estratégicas, mais criativas, inovadoras e muito mais eficientes para o seu usuário.
E esses pontos são os que eu considero fundamentais para explicar qual é a importância do Design Thinking.
Como usar o Design Thinking na experiência do usuário
A experiência do usuário se apoia no Design Thinking para oferecer valor, algo que vai além da usabilidade.
Para isso o diagrama da colmeia, idealizado por Peter Moville, serve super bem como referência para compreensão do conceito.
Nele os tópicos representam a utilidade, o manuseio, a solução, a confiança, a acessibilidade, os benefícios e os valores de um produto.
Os tópicos podem ser analisados de maneira didática; veja:
Então, conseguiu ver como usar o Design Thinking na experiência do usuário é uma estratégia inteligente e eficaz?
Conheça agora os 3 pilares que apoiam o Design Thinking
Eu gosto e defendo muito o Design Thinking como ferramenta para inovação e aprimoramento de um produto na experiência do usuário.
Porém, para que ele funcione de verdade eu quero que você entenda que seguir os 3 pilares é fundamental, tá bem?
Vamos lá?
1 – Empatia
Ponto chave para entender as necessidades e vivências de cada usuário, promover a empatia dentro dos times pode ainda gerar pensamentos mais criativos e livres de julgamentos.
2 – Colaboração
Trazer colaboradores com diferentes vivências para o processo, afim de levar em consideração suas experiências vindas de outras áreas, vai promover um pensamento multidisciplinar e enriquecer a jornada de busca pelo valor do produto.
3 – Experimentação
Validar ideias e compreender as hipóteses são ações que só podem ser realizadas quando testamos, erramos e identificamos os pontos de melhoria em um produto.
Por isso não tenha medo de experimentar e faça disso um hábito constante no seu time produteiro!
Design Thinking em 4 etapas
Descobrir, definir, desenvolver e entregar são as 4 etapas que fazem parte da busca de soluções dentro do processo do Design Thinking.
Para realizar todas as etapas é importante que o time de produtos esteja reunido para encontrar coletivamente as soluções desejadas.
As aplicações na prática dentro das empresas podem utilizar ainda algumas metodologias, mas quando falamos de Design Thinking, sugiro fortemente que o Double Diamond seja seguido na prática desta aplicação.
Conclusão
Acho importante enfatizar que o Design Thinking é um conceito amplo e extremamente versátil e por isso mesmo acredito que toda empresa, marca ou negócio pode se beneficiar dele.
É claro que cada negócio tem a sua cultura e sua maneira de se organizar, mas ainda assim acredito que esse método agrega muitos benefícios para todo e qualquer tipo de produto.
Espero que você tenha entendido o que é Design Thinking e para que ele serve quando falamos de Produtos Digitais!
Deixa aqui nos comentários dúvidas e experiências sobre esse tema.
Vou adorar conhecer mais sobre você!
Até o próximo artigo!
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