Quer aprender a importância de realizar a entrevista com o usuário de maneira assertiva, no momento certo e conduzindo a jornada com maestria?
Então acompanhe todas as minhas dicas abaixo!
O que é entrevista com o usuário
Tenho certeza que você já ouviu falar de entrevista com o usuário quando se refere a desenvolvimento de produtos não é mesmo?
Mas hoje eu gostaria de tornar esse tema mais claro e assim poder te ajudar a compreender melhor o que é entrevista com o usuário, trazendo objetivos e práticas dessa ação.
Tudo isso para tornar o processo de desenvolvimento de um produto mais assertivo, atendendo às expectativas do seu usuário, o colocando no centro.
E para isso é importante que você compreenda também suas dores e assim possa resolver os problemas reais desse usuário.
Eu acredito muito que quanto mais a gente conhece o nosso usuário, temos mais chances de obter sucesso no desenvolvimento e aprimoramento de um produto ou serviço.
Pois é captando, se aprofundando e analisando a experiência do usuário que aprendemos mais sobre a nossa jornada.
Na entrevista com o usuário é possível captar os seguintes dados:
Experiências vividas;
Emoções, sentimentos e percepções;
Objetivos, dores e expectativas;
Origem etnográfica e demográfica.
Para que serve uma entrevista com o usuário
Compreenda agora para que serve uma entrevista com o usuário a partir dos tópicos abaixo:
Captar insigths, criar personas e conhecer a jornada do usuário;
Se aprofundar na observação do comportamento do usuário;
Gerar empatia;
Conhecer como o usuário utiliza o seu produto;
Escutar as necessidades, expectativas e dores do usuário;
Saber como o usuário age, sente e pensa quando utiliza o produto;
Explorar emoções, sentimentos e percepções do usuário.
A entrevista com o usuário pode ser feita em todos os momentos do processo, seja no processo de ideação, desenvolvimento e também quando o produto já está em uso.
Vou dar um exemplo: pense eu um novo produto digital de plano de saúde onde através da entrevista você poderá mapear o necessidades que deixarão seu usuário satisfeito ou não. Por isso é tão importante escutar as experiências vividas e as expectativas.
Neste caso perguntas como “você recomendaria esse produto” ou “você sente que esse aplicativo poderia salvar sua vida”? são pertinentes e super bem-vindas!
Quando fazer uma entrevista com o usuário
Agora eu gostaria que você soubesse o melhor momento e quando fazer uma entrevista com o usuário. Acompanhe:
Na fase de ideação e desenvolvimento de um novo produto;
Quando o produto já está no mercado em uso, com o objetivo de aprimorar a experiência do usuário;
Aqui é importante ter em mente que a ação deve ser realizada para captar insights e ter maior clareza a respeito de como o usuário se sente, age e pensa.
Como realizar uma entrevista com o usuário
Saiba que para realizar uma entrevista com o usuário a preparação é de suma importância!
Uma boa entrevista que traz resultados efetivos precisa levar em conta alguns pontos, veja:
Defina um objetivo;
Prepare e compartilhe com o seu time as questões antecipadamente;
Defina onde e quando serão feitas as entrevistas – o local poderá interferir de maneira positiva ou negativa na sua entrevista;
Apresente-se deixando muito claro o projeto;
Leve em conta o tempo, priorizando perguntas essenciais;
Captar as emoções deve ser o seu tema central;
Faça perguntas claras, escute com atenção, seja empático e agradável;
Observe as expressões corporais e faciais, tons de voz e também os silêncios;
Tente não julgar, seja neutro, demonstre interesse;
Faça perguntas amplas, evitando apenas o “sim” e o “não”, pergunte por exemplo “o que você faria? ” ao invés de “você clicaria aqui?”;
Tire todas as suas dúvidas na hora, tente finalizar a entrevista com todas as informações essenciais obtidas.
Se possível grave a entrevista com o usuário para escutar sempre que necessário;
Conte com um observador além do entrevistador para auxiliar na escuta visual e captar as expressões do usuário;
Por fim agradeça e encerre a entrevista com cordialidade.
Deixo todas essas informações bem explicadas neste gráfico para te ajudar a guiar a sua entrevista com maestria!
Repare que o gráfico começa de baixo até chegar no pico da entrevista com o usuário para depois ir declinando e encerrar.
Espero que essas dicas possam te ajudar a ter uma excelente experiência e contribuir para que a sua entrevista com o usuário seja conduzida com competência e maestria!
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