Disfunção entre stakeholders no gerenciamento de produto
- Bruna Fonseca
- há 20 horas
- 3 min de leitura
Quando se fala em gerenciamento de produto digital, muito se pensa em estratégia, visão, backlog, dados. Mas quem está no papel de Product Manager, Group Product manager ou Product Lead, sabe que uma das tarefas mais desafiadoras do cargo é a gestão de stakeholders.
Aliás, se você ainda não leu o primeiro artigo que escrevi sobre isso, vale clicar aqui e começar por lá. Ele abre o pano da conversa sobre os erros mais comuns na forma como nos relacionamos com as partes interessadas. E é a partir desse ponto que seguimos hoje.
Por que tantas reuniões no gerenciamento de produto com stakeholders não funcionam?
Simples: porque as pessoas entram na sala (ou na call) com expectativas diferentes. Visões desalinhadas. E uma crença comum de que “basta conversar” para alinhar. Só que isso, na prática, gera ruído; e ruído vira retrabalho, backlog distorcido e produto digital sem valor real, o que vai totalmente contra os princípios do bom gerenciamento de produto.
Já vivi situações com cinco, seis stakeholders de áreas correlatas, cada um com seu interesse. Internos, externos, técnicos, comerciais… e todos esperando que eu, no papel de product manager, traduzisse essas necessidades em funcionalidades claras, priorizadas e executáveis.
E eu preciso te avisar que é isso que esperam de você também. É aqui que entra a importância real da gestão de stakeholders e o domínio de boas ferramentas e frameworks para gestão de produto.
Costumo dizer:
Uma boa ideia mal comunicada é um risco disfarçado de oportunidade.
E é exatamente aí que o papel de quem lidera produto digital se revela mais estratégico do que nunca.
A mágica do gerenciamento de produto está em alinhar antes que vire problema
Não estou falando de agradar todo mundo, mas de construir visão em comum. O que aprendi nesses anos é que a chave está em usar ferramentas e frameworks para gestão de produto que ajudam a tornar visível o invisível.
É isso que minimiza as disfunções de comunicação e permite que as decisões aconteçam com clareza, com todos na mesma página.
Ferramentas como:
Lean Inception
Design Thinking
Jornada do usuário
Mapa de Stakeholders
Discovery Mapping
Quadros de alinhamento
Visão de produto
Criam pontos de contato objetivos entre as partes interessadas. Elas reduzem a ambiguidade. E mais: deixam rastro, documentação, registro; o que dá segurança para avançar.
Já consegui, por exemplo, com um simples Mapa de Stakeholders, evitar o bloqueio de uma entrega crítica. E com Lean Inception, alinhei três áreas que nem se falavam — e saímos com MVP aprovado em dois dias. Não é milagre. É o poder das ferramentas e framework em ação, desde que bem utilizados.
Se você sente na pele esses desafios, se você não consegue, ainda, utilizar as ferramentas e frameworks de um jeito resolutivo, vai se identificar muito com a imersão presencial de dois dias que eu conduzo.
Ela é prática, intensa, com cases reais e aplicabilidade imediata. É o único evento no Brasil com essa proposta focada em produto digital e liderança estratégica, voltado para quem atua como Product Owner, Product Manager, liderança de produto ou quer migrar para essa área já com uma bagagem forte.
Você pode saber mais e garantir sua vaga clicando aqui.
Produto digital é estratégia — e começa com alinhamento
Fazer gerenciamento de produto de verdade não é apenas sobre funcionalidades. É sobre pessoas. Sobre fazer com que visões diferentes possam se somar na direção de um produto útil, usável e desejável. E só conseguimos isso quando dominamos a gestão de stakeholders, usamos ferramentas e frameworks para gestão de produto com método e temos coragem para facilitar conversas difíceis.
Se você sente que está nesse ponto, quero te ver comigo na próxima turma da imersão que acontece agora em maio, não esquece de clicar aqui e ir conferir. Afinal, você sabe que não dá mais pra tocar produto no improviso, né?
Ah! Se você quiser se aprofundar ainda mais nesse tema, recomendo o livro “Lean Inception: Como Alinhar Pessoas e Construir o Produto Certo” — uma leitura indispensável para quem quer dominar o alinhamento com stakeholders na definição de MVP.
Comments