O artigo de hoje vai responder uma pergunta muito comum em nosso meio: Quais são as diferenças entre o SCRUM e o KANBAN?
Aqui no site mesmo, na página de conteúdo, já falamos que O SCRUM é um framework de gerenciamento de projetos, que trabalha de forma ágil, fazendo uso de várias técnicas, e que abrange desde a organização ao desenvolvimento de produtos complexos e adaptativos com o mais alto valor possível.
Mas, e o Kanban? O que é? Quais são as diferenças entre o SCRUM e o KANBAN?
Vejamos!
Quais são as diferenças entre o SCRUM e o KANBAN?
O Kanban
O Kanban é muito simples de ser definido, pois ele é uma filosofia de produção simplíssima. É um método tão simples que pode ser personalizado de acordo com a necessidade de cada empresa.
Nascido dentro da montadora Toyota, o Kanban é baseado em um método de divisão de uma tarefa em 3 colunas: “fazer”, “fazendo”, e "feito/concluído". Nesse modelo de trabalho, tudo o que deve ser feito na tarefa, é relacionado na primeira coluna; e os integrantes do time são os responsáveis por realizar e entregar.
Como no Scrum, também no Kanban, toda tarefa tem sua descrição, prioridade e prazos de entrega. Mas, o foco do Kanban é a produtividade. A ideia é que cada integrante do time/equipe só execute uma tarefa de cada vez.
Táh, os dois são parecidos em alguns pontos. Então Quais são as diferenças entre o SCRUM e o KANBAN? As diferenças são algumas, vamos falar sobre 5 aqui.
Identificando as Diferenças entre Scrum e Kanban
Antes, precisamos entender uma coisa sobre esses dois: apesar de serem diferentes em vários pontos, o Scrum e o Kanban são frameworks que podem se complementar. Desde que você entenda as diferenças entre elas, e trabalhe de um jeito que não entre em conflito, você poderá trabalhar os dois métodos juntos.
Agora vamos as diferenças entre Scrum e Kanban:
1. O Ritmo de implementação
A primeira diferença entre Scrum e Kanban que vamos abordar aqui é o ritmo de implementação.
Scrum: Tem seu ritmo determinado por sprints, e o trabalho acontece no ritmo regular do começo ao fim.
Kanban: Não existe definição. O ritmo é contínuo até que as tarefas (do quadro) estejam finalizadas.
2. Atribuições
Scrum: Neste, as funções são realizadas entre o Scrum Master, o Product Owner e a equipe de desenvolvimento.
Kanban: Sem funções. Qualquer integrante da equipe pode realizar qualquer tarefa do quadro.
3. Entregas
Scrum: Entregas realizadas ao final da sprint e validadas pelo Product Owner.
Kanban: Tudo deve ser feito seguindo os critérios da equipe.
4. Mudanças
Scrum: Não incentiva mudanças.
Kanban: Pode haver mudanças a qualquer momento.
5. Equipes
No Scrum, as equipes devem ser multifuncionais e terem projetos ágeis de verdade.
No Kanban, não há essa restrição e ele pode ser implementado em ambientes com equipes especialistas.
Essas são as diferenças entre Scrum e Kanban. Mas, ao final, o que podemos concluir, é que apesar de serem diferentes nesses pontos, um ponto incomum entre esses dois frameworks ágeis, é que eles são capazes de contribuir muitíssimo para o desenvolvimento das empresas.
Bom, mais um conteúdo entregue. E eu quero saber se gostaram e se ficou alguma dúvida. Se sim, deixe ela aqui nos comentários para eu ler e responder. Também nos comentários, você pode fazer perguntas e sugerir temas.
Te espero aqui nos comentários.
Até o próximo conteúdo.
Comments