Esse é um artigo especial para quem é ou busca ser Product Owner. O objetivo é nos aprofundarmos um pouco mais nos critérios de aceite, que são a regra de ouro para uma USER STORY bem escrita, e no que é determinante para a entrega de um produto com valor agregado.
User Story: Critério de Aceite e Regras de Negócio
Logo no começo do Blog, publiquei um conteúdo intitulado ‘User Story: Critério de Aceite e Regras de Negócio’, sem esperar que esse fosse ser o conteúdo mais acessado do site, já somando mais de 2.200 visualizações.
O conteúdo em questão foi dividido entre dois assuntos:
Critérios de Aceite
Regras de Negócio
Sobre o primeiro assunto, o foco deste artigo, expliquei basicamente o que são os critérios de Aceite e as Regras de Negócio (composições de uma User Story).
Além disso, falei sobre a importância deles, ao mostrar que somente através da lista de critérios de aceite é possível descobrir se a User Story foi implementada conforme o que o PO (Product Owner) solicitou, ou não.
Lembra disso?
Se não lembra, deixo como dica a leitura.
Hoje, no entanto, quero pegar um gancho no assunto, porém, trazendo para o lado da sua importância dos critérios de aceitação para o PO (Product Owner) e a entrega. Afinal, trata-se da regra de ouro para uma USER STORY bem escrita (requisito indispensável para uma entrega bem-sucedida).
Critérios de Aceite: a regra de ouro para uma USER STORY bem escrita
Os critérios de aceite são considerados como a regra de ouro para uma user story bem escrita, por ser através deles que o Product Owner (PO) detalha para o time a história do usuário.
A história do usuário é que vai dizer o que o time precisa fazer para atender e entregar o valor pretendido.
Funciona assim:
Quem é o usuário, o que ele quer/precisa e o porque ou para que ele precisa/quer é a história.
Já o que precisa ser feito para atender ao usuário “são” os critérios de aceite.
Nessa parte é importante, que o PO, entenda a importância dos critérios de aceite, pois entregar ao time uma user story sem eles, é como entregar um pacote vazio. E muito provavelmente não vai resultar em uma entrega minimamente viável.
Uma coisa é fato: se o PO não souber definir os critérios de aceite, a equipe de desenvolvimento não saberá o que desenvolver para entregar. E olha o problema aí.
O Product Owner e os Critérios de Aceite
O PO tem que aprender a pedir o que precisa ser feito. E não é pedir ao time por e-mail, mandar SMS, áudio no Whats App, ou solicitar durante uma daily, nem algo do tipo. O lugar de pedir é na definição de critérios de aceite da história. Ponto.
Por exemplo:
Se o seu cliente é um aluno que precisa enviar áudios explicando suas dúvidas ao professor para não precisar escrever e assim gastar menos tempo, os critérios de aceitação devem ser detalhados em conformidade com o que é preciso para fazer a entrega.
Ou seja, O PO deve dizer para o time que precisa de:
Arquivos de áudio nos formatos WAV, MP3 e MPG4;
Arquivos de áudio de até 100mb;
Permitir que o aluno ouça o áudio enviado;
Não permitir que o áudio enviado seja excluído.
Entre tantos outros.
Esses são os critérios de aceitação da história e, sem esse detalhamento, sinto muito em te dizer que a entrega está fadada ao fracasso.
Conclusão
Se você, PO, não sabe avaliar uma história do usuário para definir os critérios de aceite, não se julgue por isso. Acontece muito. Acredite. E você pode resolver isso de forma simples.
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Se você não quer arriscar sua carreira não sabendo detalhar os critérios de aceitação, é só clicar aqui e fazer o curso SCRUM TRAINNING, antes que esse problema seja notado e se torne um risco para você.
Dito isso, volto a indicar a leitura do artigo ‘User Story: Critério de Aceite e Regras de Negócio’ para você que quer aprender mais sobre esse assunto.
Até!