Já falamos aqui que um produto passa por várias fases, que vão desde a ideia até o lançamento, mas você sabe exatamente como é o ciclo de vida de um produto digital?
Vamos juntos entender esse conceito para poder tirar melhor proveito de todas as fases e se possível evitar que um produto morra definitivamente.
Neste artigo eu vou te mostrar o que significa, qual a importância e também as fases do ciclo de vida do produto, demonstrando esse fluxo da cadeia de desenvolvimento.
Vamos lá?
Como é Ciclo de Vida do Produto?
Para que você possa compreender como é o ciclo de vida do produto eu vou propor um exercício de imaginação onde o design thinking vai dar o start para o seu trabalho acontecer!
Você tem uma ideia e então a submete em todos os processos de ideação para validar e testar esse produto.
Assim que o produto estiver bem validado, chega o momento de lançar ele no mercado e então medir a aceitação junto ao público final.
É natural, ou deveria ser natural que depois de lançado, um produto amadureça, evolua, se transforme, se aprimore e então deixe de ser novidade, podendo perder o seu potencial de uso.
Gosto de comparar esse ciclo a uma jornada, que pode ser extremamente bem-sucedida e longa como também ter um voo mais curto.
A cada etapa dessa jornada damos o nome de fase que irão compor o conceito de Ciclo de Vida do Produto, também conhecido como PLC (Lê-se em inglês, que significa Product Life Cicle).
Vamos conhecer melhor essas fases?
Conheça as fases do Ciclo de Vida do Produto
As fases do ciclo de vida do produto começaram a ser desenvolvidas a partir de um conceito e atualmente se transformou em uma incrível ferramenta para conhecer melhor e manter um produto em constante aprimoramento; são elas:
Ideação
Com metodologias como Design Thinking, Lean Inception ou Design Sprint, a fase de ideação ou concepção oferece as ferramentas necessárias para projetar e desenvolver produtos inovadores.
Exploração
A exploração é a fase onde se desenvolve esboços, wireframes, storyboards e protótipos de maneira eficaz e eficiente. A fase de exploração pode ajudá-lo a economizar tempo e dinheiro. Além disso, você pode ainda aplicar uma prova de conceito (POC) para testes adicionais.
Validação
O desenvolvimento de um produto pode ser muito mais fácil com o modelo MVP (Mínimo Produto Viável). Esse modelo se concentra em trazer os recursos básicos de um produto para o mercado, para que possamos testá-lo e obter feedback dos usuários. Usando a fase da validação baseada em evidências trazidas a partir da validação com os usuários, a partir dos protótipos desenvolvidos, você pode garantir que seu produto está de fato pronto para o lançamento.
Crescimento
Nesta fase acontece a coleta de dados e experimentação, fornecemos as evidências necessárias para garantir o sucesso do produto, o que garantirá que você tenha todas as informações disponíveis para tomar as melhores decisões para evoluir o seu produto.
Evolução
Somente acompanhando as necessidades dos clientes que estão em constante mudança, as tendências do mercado e os avanços tecnológicos, você conseguirá garantir o processo de melhoria contínua, levando o seu produto sempre à frente da concorrência. Somente dessa forma é possível fazer com que a VIDA do seu produto seja a mais longa possível.
Declínio
Nesta fase infelizmente o produto não se sustentou, não evoluiu a ponto de ser competitivo ou por estratégia se retirou do mercado. Mas na maioria das vezes a “morte” de um produto digital ocorre por não executar todas as fases anteriores com dedicação e maestria.
Conhecer a importância do ciclo de vida do produto é uma ação essencial para a saúde financeira, comercial e estratégica de todo negócio produteiro.
Deu para perceber não é mesmo?
Qual a importância do Ciclo de Vida do Produto?
O que podemos observar a partir do ciclo de vida é que todo produto precisa contar com estratégias alinhadas ao seu momento.
Passar bem por todas essas fases pode guiar tomadas importantes de decisão dentro de um negócio, melhorando, mantendo ou parando de produzir um produto na hora certa.
Acompanhar o ciclo de vida do produto vai possibilitar o alinhamento de estratégias em todos os times, oferecendo diversas oportunidades de aprimoramento.
E agora que você já conhece como é o ciclo de vida do produto não deixe de acompanhar e colocar em prática, acompanhando a evolução e o crescimento de uma ideia e fazendo com que o seu negócio se mantenha competitivo e relevante!
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