Criou-se um mito de que os profissionais da agilidade não erram ou não podem errar, isso porque esses profissionais precisam tomar decisões mais assertivas e são, de uma forma geral, capacitados para isso. No entanto, é óbvio que eles também erram. E é por isso que hoje vamos falar dos 5 erros mais comuns dos profissionais da agilidade.
Os 5 erros mais comuns dos profissionais da agilidade
Como eu disse, nós, profissionais da agilidade, também erramos. O pulo do gato ou o nosso segredo, é errar rápido. Ou seja, erramos, mas identificamos rapidamente o erro, recalculamos a rota e seguimos o mais rápido possível.
E aqui fica a minha dica: erre mais rápido do que você geralmente faz. Isso é: não fique batendo cabeça no erro. Erre, identifique que errou, ajuste o que precisar e siga. Aliás, esse é um dos 5 erros mais comuns dos profissionais da agilidade: não se comunicar; seja para pedir ajuda, dizer que está com problemas, enfim.
O primeiro erro muito comum é dos profissionais de agilidade é:
1. Não aplicar os 3 pilares da agilidade. São eles:
Transparência: ter os aspectos do projeto definidos por um padrão comum para que os observadores compartilhem do mesmo entendimento do que está sendo exposto.
Inspeção: Sempre fazer inspeção dos artefatos e o progresso para detectar variações.
Adaptação: Fazer ajuste o mais breve possível para minimizar desvios e erros.
O segundo dos 5 erros mais comuns dos profissionais da agilidade é:
2. Não abraçar o erro:
No caminho para o acerto e o desenvolvimento do produto perfeito é normal e comum que erros aconteçam, e muitas vezes os erros e desvios levarem a equipe para um caminho mais assertivo. No geral, é preciso compreender que os erros, quando cometidos e ajustados, proporcionam mais experiência e geram mais valor para o produto e cliente.
Lembrando que existem ferramentas essenciais nesse processo, que podem ajudar e muito, por exemplo: os OKRs e KPIs que geram as métricas de sucesso do que está sendo lançado.
3. Usar Fake Agile:
Esse é outro erro comum, pois na maioria das vezes as empresas adaptam a estrutura existente para uma estrutura de agilidade, logo, é comum encontrar pessoas que utilizam nomes como Agile Master, Business Owner, etc., mas, atuam como gerente de produto ou de projetos tradicionais, e não incentivam a auto-organização ou a multidisciplinaridade da sua equipe.
E isso é um erro grave porque não é possível adotar agilidade sem adotar os princípios de agilidade e buscar por seus valores, deu para compreender?
Já o 4° dos 5 erros mais comuns dos profissionais da agilidade. E este é:
4. Não valorizar pessoas:
Essa é outra questão que é comum e que é um erro dentro do universo da agilidade, porque vai contra os valores fundamentais; e decorrente disso também temos a falta de comunicação, e por consequência a falta da entrega de valor como pregado no manifesto ágil. E eu diria que esse é um dos erros mais graves.
Para fechar temos o 5° e último erro da nossa lista dos 5 erros mais comuns dos profissionais da agilidade, que é:
5. Pensar que existe uma fórmula pronta:
Essa é especial para quem trabalha com Scrum. Muitas vezes os profissionais se esquecem que o Scrum é um framework, e que mesmo que tenha suas bases, elas precisam ser adequadas à cultura da organização. Isso quer dizer que o time deve montar seu manual de práticas, e ir testando e ajustando, o que funciona melhor para a equipe. Eu costumo dizer para minhas turmas que para ser de fato um universo ágil de trabalho é sempre necessário fazer a adaptação do mindset na empresa.
E aproveitando o assunto, quero chamar a sua atenção para um dos erros mais comuns que nós, profissionais de todas as áreas, cometemos, que é não saber aproveitar oportunidades. E em tempos como este não podemos mais deixar passar despercebidas nenhuma das oportunidades que a vida nos dá. Por isso precisamos estar sempre atentos às possibilidades de aprimorar nossas habilidades e evoluir como profissionais. Não é mesmo?
Se você concordou com isso que acabei de falar, fique atento a oportunidade que estarei apresentando ao longo do mês de novembro. Aproveitá-las será a sua chance de mudar a sua vida profissional. Me siga nas redes sociais e acompanhe o conteúdo aqui do site para ficar por dentro.
Comments